Vamos falar sobre "Os tipos de fome"?

Você sabia que existem alguns tipos de fome? Pois é, há uma diferença entre a fome e a vontade de comer, entre a necessidade e a oportunidade. Mas como podemos identificar o que estamos sentindo realmente? Vamos lá:

  1. A fome REAL é a fome fisiológica, ou seja, é quando o nosso corpo envia sinais, como estômago roncando, um certo enjoo, dor de cabeça, tontura e um certo mal humor, de que precisa receber nutrientes. Para acabar com a fome comemos qualquer coisa, mesmo que seja algo que não estamos habituados ou até mesmo não gostamos de comer.

  2. Tem também a fome SOCIAL que é aquela fome que sentimos quando estamos em ambientes que envolvem o ato de comer, como em eventos sociais (festas e confraternizações). Mesmo que não haja fome, comemos para socializar.

  3. A fome ESPECÍFICA, é aquela vontade de comer algo, muito específico, como um chocolate, ou uma torta de morangos por exemplo. Esta diretamente relacionada ao sentir prazer. Muitas vezes, ela dá e passa, quando satisfazer a vontade é algo não alcançável naquele momento.

  4. Por último, e talvez a mais importante, temos a fome EMOCIONAL. Essa fome esta relacionada ao prazer, e comumente não é satisfeita em pequenas quantidades. Ela é urgente e precisa ser atendida. Costuma estar acompanhada de sensações como angústia, tristeza como se o alimento pudesse resolver esses sentimentos. Algumas vezes, é também acompanhada pela culpa de ter comido.

É você sabia que existiam tantos tipos de FOME? Tente avaliar e perceber, qual a fome que mais você sente. Procure um profissional da sua confiança, se perceber que a fome emocional esta prevalecendo muito nos seus dias.


0 visualização0 comentário